Rua Alagoas, Nº 251, Vila Rebelo , Garça / SP (14) 9 8154.0371 joaogabrieldesiderato@dcac.adv.br
Aumentar / Diminuir Fonte

Como iniciar uma investigação criminal defensiva?

Fala pessoal, tudo bem?

 

Segue mais um artigo para leitura.

 

A investigação criminal, em apertada síntese, é o procedimento investigativo realizado pelo advogado criminalista, valendo-se de sua expertise (ou com auxílio de outros profissionais) visando realizar diligências investigativas a fim de comprovar uma tese de seu interesse e que seja benéfica para o seu assistido.

 

Sobre investigação criminal defensiva eu já tratei do tema em outros dois artigos de minha autoria, sendo que você pode ter acesso aos artigos clicando aqui e aqui.

 

O tema por mim hoje escolhido é um assunto rápido, de fácil compreensão e muito útil para o(a) advogado(a) criminalista que pretende começar a atuar na área de investigação criminal defensiva.

 

Afinal, como é que se inicia uma investigação criminal defensiva?

 

A recomendação é de que o(a) advogado(a) criminalista, que é o titular da investigação criminal defensiva, comunique à OAB da cidade em que a investigação criminal defensiva vai se realizar, por meio de petição, que pode tanto ser protocolada via peça física, na sede da OAB da cidade onde haverá a investigação, bem como através do e-mail institucional da OAB local.

 

A petição, que se assemelha a uma portaria de um inquérito policial, deve conter, por óbvio, a comunicação ao presidente da OAB local, um resumo do caso e das diligências a serem realizadas para averiguar a tese defensiva.

 

A comunicação do início de uma investigação criminal defensiva ao presidente da OAB local é semelhante à instauração de um procedimento investigativo da polícia civil, por exemplo.

 

Referida comunicação é extremamente necessária, pois é necessário que o(a) advogado(a) criminalista realize a investigação criminal defensiva de forma ética e dentro da lei e, neste caso, a comunicação à OAB garantirá a lisura da atuação profissional.

 

Após o protocolo/envio da petição de instauração da investigação criminal defensiva, o presidente da OAB local dará um despacho tomando ciência do início da investigação criminal defensiva intentada pelo(a) advogado(a) criminalista.

 

Por hoje é isso, pessoal.  Espero que tenham gostado.

 

Forte abraço.

 

Escrito em 03/08/2021.

Tags: investigação criminal defensiva como iniciar protocolo

Mais Artigos que podem te interessar

Assine nossa Newsletter

Receba em seu E-Mail conteúdo de Qualidade?