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Gestão de tempo no início da advocacia criminal (e em qualquer outra área de atuação)

Olá, pessoal.  Tudo bem?

 

Segue mais um artigo para leitura.

O tempo é valioso, precioso, isso todos estão cansados de saber. O advogado criminalista (ou de qualquer outra área) tem uma vida muito atarefada: reuniões, audiências, atendimento de clientes, estudo de casos etc.

É necessário, primeiro, disciplina para saber dosar o tempo e conseguir executar todas as tarefas do dia. Entretanto, não basta somente disciplina. 

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, existe uma infinidade de aplicativos, softwares e coisas do tipo que ajudam na gestão de tempo do advogado. E não estou falando para você contratar os serviços mais caros, não é essa a intenção deste artigo. 

A ideia é gastar o mínimo possível, com aplicativos e softwares simples, mas funcionais, que vão auxiliar o advogado em início de carreira.

Ainda há quem use agenda de papel, por exemplo. Não estou dizendo para você abolir o uso da agenda física, mas para que haja um ganho de tempo, eu recomendo que o advogado crie uma agenda virtual. Eu utilizo a Google Agenda. É uma ferramenta gratuita e você ainda consegue sincronizá-la com seu celular.

Ou seja, para onde você for e tiver acesso à internet, quer seja pelo seu celular, tablet ou notebook, você terá acesso instantâneo à sua agenda. Não precisa ficar carregando a agenda física para tudo quanto é lado e ainda não corre o risco de esquecer a agenda no escritório, ter que voltar ao escritório para ver os compromissos do dia etc.

Na mesma toada da agenda virtual, existe o armazenamento em nuvem. Também utilizo o armazenamento da Google (Drive) que possui diversos recursos na nuvem, como, por exemplo, criar documentos, planilhas e apresentações por slides, dentre outros.

É o fim do pen drive. Eu nunca mais utilizei um pen drive na vida. Não tenho nenhum documento armazenado em meu computador. Fica tudo na nuvem e a cada mudança que faz nos documentos ele salva a alteração instantaneamente. Para acessar suas petições basta estar conectado à internet (podendo utilizar o modo off line também).

Quando eu usava pen drive, tinha que ficar atualizando a cada petição feita, tendo que armazenar as novas petições no pen drive e também manter uma cópia no computador. Se fossem muitos documentos, seria necessário um HD externo. Hoje não precisa de mais nada disso.

Faça banco de dados de petições, teses, citações, jurisprudências, para que não precise toda hora começar uma petição “do zero”. Automatize seu trabalho, ganhe tempo.

Recomendo a utilização de algum software jurídico para controle de prazos, compromissos, processos, publicações, financeiro e demais funcionalidades. É fundamental para a gestão de tempo. Tudo num só lugar, de forma simples de resolver. Não sei se existe algum software jurídico que seja gratuito, mas existem alguns que são de preço acessível e muito bons para quem está iniciando.

A última dica do dia diz respeito aos livros. Eu entendo e concordo que ler um livro físico é muito melhor do que o livro em formato digital (e-book). Mas a utilização do livro digital lhe rende um ganho muito grande de tempo.

Primeiro, porque é possível você fazer a busca imediata de palavras pelo buscador do leitor de e-book. Não precisa ficar folheando o livro para encontrar a página desejada, bem ficar voltando ao sumário para encontrar o que deseja.

Além disso, se você for utilizar a citação de um livro digital em sua petição, basta copiar e colar a citação desejada. Já nos livros físicos, você tem que ficar lendo e digitando a citação em sua peça. Isso leva tempo e com o livro digital a economia de tempo é muito grande.

Para finalizar, quero dizer que são apenas dicas. Cada um trabalha da forma que achar melhor. Para mim o tempo é muito importante e, se existirem formas de gerenciar melhor o meu tempo, eu prefiro fazê-lo. Não são verdades absolutas, apenas dicas que deram certo para mim e que achei legal compartilhar com os leitores.

Por hoje é isso, pessoal. Espero que tenham gostado.

 

Forte abraço.

 

Escrito em 13/03/2021

Tags: dicas gestão de tempo na advocacia

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