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Marketing de conteúdo na advocacia: como delimitar o tema do artigo?

Olá, pessoal. Tudo bem?

Segue mais um artigo para leitura.

O marketing de conteúdo (produção intelectual de textos, artigos, vídeos etc) é uma excelente forma de divulgar seu conhecimento, demonstrando sua autoridade em determinado assunto e, melhor ainda, não fere o estatuto de ética profissional.

No meu entendimento o advogado deve se especializar em uma única área do direito (pois entendo que o direito é uma matéria extremamente complexa e que é impossível estar atualizado em todas as áreas de atuação) e divulgar seu conhecimento através da divulgação de seus textos e vídeos.

Quem pretende produzir conteúdo, ou já está na luta fazendo esse tipo de trabalho, por vezes deve se deparar com certa dificuldade em escrever. O que escrever? Como escrever? Como delimitar o tema?

O direito é uma ciência jurídica muito ampla, com inúmeras áreas de atuação, como por exemplo, direito penal, direito do trabalho, direito civil, processo civil, processo penal, direito tributário, dentre outras, e que, com o passar do tempo, outras tantas novas áreas surgem.

Sendo assim, milhares são os temas possíveis para escrever e produzir conteúdo de qualidade na rede mundial de computadores.

Para que haja delimitação do tema a ser escrito (ou gravado em áudio, vídeo etc) deve-se realizar uma espécie de funil. 

O primeiro passo, então, deve ser a escolha do tema mais amplo que vai escrever. Vamos utilizar em nosso exemplo o tema “direito” (visto que o advogado pode escrever sobre outros assuntos não-jurídicos, como marketing, prospecção, literatura etc).

Todavia, o tema direito é muito amplo. Dessa forma, exige-se novamente a delimitação. Então faz-se o funil, escolhendo uma área do direito, por exemplo, direito civil (pode ser qualquer outra área, como a penal, que é a minha área de especialização).

Determinada a área do assunto a ser escrito, mais uma vez tem que fazer um funil e escolher um tema dentro da área escolhida. Vamos usar no nosso exemplo o direito de família, que está dentro do direito civil.

A área de família também é muita ampla e possui inúmeros assuntos que podem ser abordados. Então é recomendado que o produtor do conteúdo delimite ainda mais o que ele pretende produzir, abordando então um tema específico dentro do direito de família (ou, conforme já mencionado, qualquer outra área do direito, haja vista que estou utilizando o direito de família como exemplo).

Continuando com a delimitação de tema, a área da família (no nosso exemplo) possui temas dos mais diversos e variados. O produtor de conteúdo tem que ver o que ele quer falar dentro do direito de família. Vamos supor que a escolha, então, seja falar sobre alimentos.

A última etapa do funil é o tema central a ser escolhido para a produção de conteúdo depois de percorrer todo o procedimento que foi aqui narrado. Em nosso exemplo, como escolhemos a área de família, dentro do direito civil, depois delimitamos ainda mais o tema, escolhendo falar de alimentos, o autor pode faz a última delimitação, podendo falar, por exemplo, sobre a continuidade da prestação de alimentos a filho maior de idade civilmente incapaz (ou qualquer outro assunto dentro da área escolhida).

Sempre que for produzir qualquer tipo de conteúdo para seu marketing jurídico é importante fazer o procedimento do funil, para que sempre seja escolhido um tema específico que não precise de um aprofundamento exacerbado e ao mesmo tempo tenha um trabalho enxuto e de qualidade.

Por hoje é isso, pessoal. Espero que tenham gostado.

Forte abraço.

Escrito em 06/03/2021. 



 

Tags: marketing conteúdo marketing de conteúdo delimitação de tema

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