Rua Alagoas, Nº 251, Vila Rebelo , Garça / SP (14) 9 8154.0371 joaogabrieldesiderato@dcac.adv.br
Aumentar / Diminuir Fonte

O que o(a) advogado(a) criminalista deve estudar?

Fala pessoal, tudo bem?

 

Segue mais um artigo para leitura.

 

Nesse leve e tranquilo sábado o artigo vai abordar uma dica que entendo ser de muita valia para o(a) advogado(a) que atua ou pretende atuar na área criminal e, também, para o(a) estudante de direito que tem o sonho de ser criminalista.

 

Aliás, creio que a dica seja válida não somente para quem milita ou pretende militar na seara criminal, mas sim para a advocacia em geral.

 

A advocacia é uma profissão em que o profissional, por força de sua atuação, acaba por aprender (ainda que em pequenas doses) um pouco de cada profissão.

 

É comum na advocacia que o advogado atuante defenda os mais diversos profissionais, como médicos, engenheiros, empresários, comerciantes etc.

 

Para que a defesa seja bem elaborada, por razões óbvias, a depender da narrativa dos fatos, o(a) advogado(a) tem que estudar e tentar entender a área de atuação do seu cliente, para poder obter êxito na sua empreitada.

 

Suponhamos que um médico esteja sendo acusado por ter cometido um erro em sua atuação que, de alguma forma, gerou um dano ao paciente, seja ele na esfera criminal ou cível, por exemplo. A defesa terá que buscar na literatura médica se a atuação do profissional da medicina foi de acordo com o que dizem os estudos ou se foi completamente contrária, o que garantirá, ou não, o sucesso da sua defesa.

 

Mas os estudos vão muito além disso. Por óbvio que o advogado criminalista tem que ter conhecimento do código penal, código de processo penal, lei de execução penal, enfim, da legislação pertinente a sua área de atuação.

 

Todavia, para que haja uma atuação profunda, eu recomendo que o advogado criminalista estude matéria que podem interferir positivamente em sua atuação, como por exemplo, balística, sociologia, criminologia, tecnologia forense, medicina legal dentre outras, pois não raras vezes vai se deparar com um processo criminal que exija conhecimento para além da legislação penal.

 

Leia e estude muito para aperfeiçoar a cada dia a sua atuação profissional.

 

Por hoje é isso, pessoal.  Espero que tenham gostado.

 

Forte abraço.

 

Escrito em 09/10/2021.

Tags: advocacia criminal carreira estudos

Mais Artigos que podem te interessar

Assine nossa Newsletter

Receba em seu E-Mail conteúdo de Qualidade?