Rua Alagoas, Nº 251, Vila Rebelo , Garça / SP (14) 9 8154.0371 joaogabrieldesiderato@dcac.adv.br
Aumentar / Diminuir Fonte

O que os alunos deveriam aprender na faculdade de Direito?

Fala pessoal, tudo bem?

 

Segue mais um artigo para leitura.

 

Bom, ao ler o título do artigo, muitas pessoas devem pensar que sou um completo imbecíl. Ora, é óbvio que o aluno de Direito deve aprender: Direito! (Leis, teorias, códigos, Constituição, princípios etc.).

 

Sim, com certeza tem que aprender tudo isso e muito mais relativo às ciências jurídicas e sociais. 

 

Todavia, sem querer generalizar, muitas faculdades de Direito preparam o aluno quase que exclusivamente para concurso público, sem se aprofundar na advocacia (que também é uma carreira jurídica, assim como os diversos cargos públicos.

 

Em muitos casos é ensinado ao aluno uma prática sem conteúdo aprofundado e alguns professores dizem que o acadêmico deve advogar somente para atingir o tempo necessário de advocacia que alguns concursos exigem.

 

Volto a falar, mesmo que soe redundante, que tudo o que falei acima não acontece em todas as faculdades e com todos os professores, ou seja, não estou generalizando.

 

Além disso, para que fique claro, o estudante tem direito de escolher qual carreira seguir e se preparar muito para alcançar seu tão sonhado objetivo, seja na advocacia, promotoria, magistratura, ou qualquer outra que seja.

 

O que quero dizer é que, assim como existe uma preparação muito forte dos alunos para provas de concurso público, deveria existir uma preparação igual para a advocacia.

 

E, neste ponto, sobre a preparação para a advocacia, é que entra em pauta o título deste presente artigo.

 

O ensino da advocacia vai muito além de aprender leis, princípios, peças etc. 

 

O aluno sai da faculdade sem saber gerir um escritório de advocacia. O advogado iniciante, na maioria das vezes, não tem muito dinheiro para começar ou algum “padrinho” para ajudá-lo.

 

É preciso, então, aprender na marra algumas áreas de estudo, como gestão, marketing, conceitos básicos de administração, dentre outras. Faz-se importante e necessário que o aluno aprenda tais matérias na faculdade, para aprender a gerir seu escritório e a prospectar clientes, pois a advocacia vai muito além de aprender e entender as leis materiais e processuais.

 

Se existe alguma dica que eu possa deixar para o aluno do curso de Direito e que tem intenção de advogar, bem como aos advogados em início de carreira, estude sobre gestão de escritório de advocacia, bem como sobre marketing jurídico e assuntos correlatos.

 

Isso vai te ajudar muito a desenvolver a sua advocacia, gerir seu escritório, as finanças e fazer seu marketing para prospectar os primeiros clientes.

 

Claramente que todas essas dicas que passei são para quem, de fato, querem seguir na advocacia, pois, se o aluno quiser concurso, ele deverá se estudar muito a legislação (lei seca).

 

Por hoje é isso, pessoal.  Espero que tenham gostado.

 

Forte abraço.

 

Tags: Direito aprendizado alunos carreira de advogado

Mais Artigos que podem te interessar

Assine nossa Newsletter

Receba em seu E-Mail conteúdo de Qualidade?