Rua Alagoas, Nº 251, Vila Rebelo , Garça / SP (14) 9 8154.0371 joaogabrieldesiderato@dcac.adv.br
Aumentar / Diminuir Fonte

Prós e contras da pós-graduação EAD e a presencial

Fala pessoal, tudo bem?

Segue mais um artigo para leitura.

 

Leitura leve para o domingo, sobre um tema muito perguntado por amigos que estão começando a cursar direito, bem como por pessoas que já atuam na advocacia, quer seja criminal (que é a minha área de especialização), quer seja em qualquer outra área de atuação.

Eu fiz uma pós-graduação presencial, enquanto ainda estudava o curso de Direito. Comecei essa pós no quarto ano do curso e, por esse motivo, não tenho o título de graduação dessa pós específica, apenas adquiri o título de aluno ouvinte.

O que posso trazer-lhes de informação a respeito da pós-graduação presencial são as experiências pessoais que tive. É óbvio que o momento que o país atravessa, com a crise na saúde, causada pela pandemia da covid-19, nos impede de nos reunir e atrapalha sobremaneira os encontros presenciais.

Entretanto, gostaria de compartilhar com vocês as experiências que tive na pós-graduação presencial.

Posso detalhar como prós da pós-graduação presencial o contato humano e, também, a possibilidade de fazer contatos com possíveis parceiros de trabalho. No meu caso, na pós-graduação que fiz (na área criminal), tinham alunos que eram servidores do fórum da minha cidade, amigos que trabalhavam na polícia civil, dentre outros.

O principal, portanto, é a possibilidade de criar amizades e obter contatos importantes e parceiros de trabalho, coisa que a pós-graduação EAD não permite.

Já como contras, elenco a distância (dependendo do local em que você pretende fazer sua pós-graduação), pois, com a distância, haverá mais despesas. Além disso, você tem que ir, faça chuva ou faça sol, e pode ser que a aula coincida com um dia em que você não está bem de saúde, por exemplo.

A grande distância ainda lhe exige tempo de ir e voltar do local, tempo este que você poderia utilizar para fazer diversas outras coisas.

Depois que me formei e passei na prova da OAB, optei por realizar meu sonho em advogar na área criminal e, com isso em mente, me inscrevi numa pós-graduação EAD e, até hoje, em minha vida profissional, realizei duas pós-graduações no formato EAD e me adaptei muito bem.

Como “contras”, já falei acima, a pós-graduação na modalidade EAD não lhe permite fazer contatos e parcerias que podem te auxiliar na vida profissional.

Também vejo como ruim a falta de contato direto com o professor, de tirar dúvidas no momento das aulas.

Mas, pelo menos para mim, a pós-graduação na modalidade EAD é mais vantajosa, basta ter disciplina. Você pode ver e rever as aulas quantas vezes quiser e no dia em horário que quiser, pausar e voltar a assisti-la.

Basta apenas sentar em frente ao computador, sem se deslocar para a faculdade ou o local em que faria a aula presencial.

Você tem disponível o seu computador/notebook para consultas instantâneas na rede mundial de computadores, caso surja alguma dúvida durante as aulas.

Mas tudo depende da sua personalidade e adaptabilidade, como eu disse anteriormente, eu me adaptei melhor com a pós-graduação em formato EAD, mas pode ser que para a sua realidade e sua preferência, possa se adaptar melhor à pós-graduação presencial.

Por hoje é isso, pessoal. Espero que tenham gostado.

Forte abraço.

Escrito em 15/05/2021.

Tags: pós-graduação EAD presencial prós e contras

Mais Artigos que podem te interessar

Assine nossa Newsletter

Receba em seu E-Mail conteúdo de Qualidade?